Atitude sustentável: copos descartáveis

Especialmente, devido à minha rotina diária de trabalho em uma grande empresa, há algum tempo tenho me sentido incomodada e preocupada com o uso inconsciente e indiscriminado de um utensílio muito utilizado não só dentro de empresas, como em restaurantes, festinhas e eventos em geral. Eu falo dos “práticos” copos descartáveis. “Práticos” entre aspas porque olhando por um ponto de vista, realmente são. Sujou jogou fora. Se cair não vai quebrar. Possuem um baixo custo, entre outros…

Mas, já parou pra pensar que seu uso diário representa mais um problema ao meio ambiente?

Por me pegar pensando nisso muitas vezes, resolvi pesquisar um pouco mais sobre os prejuízos ambientais que eles podem trazer  e compartilhar aqui com você.

Pense e responda:

Será que consegue se lembrar de quantos copos descartáveis você utilizou hoje durante todo o dia?

Multiplique por pelo menos 5 dias da semana, depois por 4 (considerando 4 semanas por mês) e em seguida por 12 e veja qual tem sido a sua média de consumo anual dos copos descartáveis.
Simulando que meu consumo diário seja de 2 copos por dia, um número relativamente baixo, eu terei consumido 10 copos por semana, 40 por mês, 480 por ano!
consumo de copos descartáveis por pessoa, por ano
Veja abaixo algumas informações importantes sobre a produção e descarte dos copos descartáveis:
  • São necessários aproximadamente 3 litros de água para a produção de cada copo descartável, enquanto que para lavar um copo reutilizável, utiliza-se apenas 500 ml de água.
  • Em sua composição há uma substância chamada Estireno, há pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia, indicando que essa substância em contato com o café quente, pode provocar liberação de uma quantidade de Estireno superior ao considerado seguro pelo Ministério da Saúde, com isso, há riscos de desenvolvimento de cancer;
  • A vida útil de um copo descartável após a a saída do Display é cerca de 13 segundos. Tão contraditório com o seu tempo de decomposição que pode durar de 200 a 450 anos!
  • É considerado o resíduo sólido menos reciclado em todo o planeta, devido ao baixo valor pago oferecido pelas empresas de reciclagem, cerca de 0,20 o Kg (1kg de copo equivale a aproximadamente 250 unidades). No Brasil, o índice de reciclagem desse item, não passa de 20%
  • Os copos descartáveis juntamente com outros itens plásticos formam a maior parte do lixo encontrado nos oceanos, de acordo com dados do programa Ambiental  da ONU.Em algumas regiões, o elemento plástico, representa cerca de 80% do lixo marinho.

3 litros de água são necessários para fabricar 1 copo descartável de plástico e apenas 500ml para lavar um copo comum

Já parou para pensar que cerca de 80% dos copos, pratos, talheres, canudos descartáveis que utilizamos em toda a nossa vida, estão por aí em algum lugar, e permanecerão ainda por algumas centenas de anos? Não é só o lixo do outro que polui o meio ambiente. Eu e você somos responsáveis pelas escolhas que fazemos, e algumas delas podem interferir diretamente ou indiretamente no planeta em que vivemos.
Algumas idéias para minimizar a utilização diária dos copos descartáveis:
  • No trabalho, você pode substituir os copinhos descartáveis utilizados ao longo do dia, por um copo reutilizável ou uma garrafinha/squeeze. Eu escolhi uma xícara de cerâmica, que a própria empresa presenteou os funcionários há alguns anos, para meu uso durante todo o expediente.
  • Alguns restaurantes estão substituindo os copos descartáveis por copos reutilizáveis de acrílico, estes, chegam a ser até 50 vezes mais resistentes que os de vidro.
  • Uma outra opção, para bebidas frias, seriam os copos descartáveis de papel, eles se degradam na natureza em até 18 meses.

Há ainda empresas como a  “Meu copo eco” (www.meucopoeco.com.br) de Santa Catarina, que desenvolve copos reutilizáveis para empresas, escolas, eventos em geral e você ainda pode personalizá-los. Não é legal? Pesquisando, vi algumas escolas aderindo essa idéia e achei muito bakana a iniciativa.

Algumas empresas já têm feito campanhas de conscientização a respeito da utilização dos copos descartáveis. O Senado Federal inclusive aboliu a utilização dos copinhos. Já a prefeitura Municipal de Hortolândia distribuiu copos de acrílico reutilizáveis para os servidores, também dispensando o uso de copinhos descartáveis.

Que tal compartilhar essa idéia de atitude sustentável com sua família, amigos e conhecidos? A mudança que começa por mim e por você, essa tem muita força!

Você vai gostar de dar uma olhada em:

2 comments

  1. Viviane, parabéns pelo seu blog.
    Achei muito legal, interessante e criativo.
    Você de fato tem muito talento e habilidade, explore mais, vá em frente.

    Me orgulho muito de você pela pessoa que é, integra, inteligente e competente.

    Abraço.
    Daniel de Paula

    1. Daniel, muito obrigada pelas palavras de incentivo.
      É muito gratificante e motivador ler comentários assim, vindo de alguém de quem também admiro. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *