Objetivos – 5 passos para alcançar os seus

Objetivos, tenho certeza que você tem muitos não é mesmo?Alcançar objetivos. É sobre isso que quero falar hoje. Sabe porquê? Porque hoje eu alcancei um dos objetivos que eu havia traçado para esse ano! E olha que eu pensava que fosse conseguir bem mais pra frente. Mas não! Eu consegui!!! Tô muito feliz e quero te contar o que aconteceu.

Objetivos -5 passos para alcançar os seus

Bom pessoal, um dos objetivos que tracei para esse ano foi correr o percurso de 18Kms na orla da lagoa da Pampulha até o final desse ano de 2016.

Hoje, eu consegui completar esse percurso inteiro correndo, sem parar um segundo. Foi muito emocionante e gratificante. E pensando sobre essa conquista de hoje, eu separei 5 passos importantes e necessários que vão te ajudar a alcançar seus objetivos também.

Passo 1 : Trace objetivos

Pode parecer óbvio esse passo 1, mas não é bem assim. Ao traçar um objetivo, precisamos identificar se ele é realizável, específico e com prazo definido.

Várias vezes tracei objetivos sem nenhum desses critérios e o resultado foi frustração.

Como posso por exemplo dizer que tenho o objetivo de falar um novo idioma se ainda não sei que idioma quero aprender? Já não é específico.

Suponhamos que o idioma a ser aprendido seja o Inglês e que eu tenha definido o prazo de 1 ano para ficar fluente, porém não tenho o mínimo de 1 hora disponível por dia para me dedicar aos estudos. Já não é realizável.

É muito importante seguir pelo menos esses três critérios antes de traçar os seus objetivos para que você tenha um norte, uma direção para  alcança-los.

Olha só, o meu objetivo seguia os três critérios básicos:

Específico: Correr a volta na lagoa da pampulha

Realizável: Tenho treinado há pouco mais de um ano com frequencia

Com prazo definido: Até o final de 2016

Passo 2 : Planejamento

Como alcançar seus objetivos sem se planejar? É quase que impossível.

Eu por exemplo, não poderia simplesmente querer dar a volta na lagoa da pampulha correndo sem nunca ter corrido na vida, sem estar me preparando para isso. Ao meu ver seria um risco para minha saúde querer correr 18 Kms sem nunca ter corrido 5Km.

Então, eu precisava organizar uma agenda de treinos frequentes, ter um tênis, roupas apropriadas, uma alimentação mais equilibrada e por aí vai…

Da mesma forma, pensando no outro exemplo que mencionei acima, como pode uma pessoa querer ser fluente em inglês em um período de um ano se não tem um planejamento de estudos intenso? Difícil, não acha?

Passo 3 : Começar

Não dá pra ficar só no papel, só na teoria. É preciso colocar em prática os planos traçados para conseguir alcançar seus objetivos.

Eu comecei e você acredita que nem foi correndo? Porque eu não tinha residência, eu não conseguia correr. Sabe o que fiz? Comecei com as caminhadas mais intensas e aos poucos fui introduzindo corridinhas curtas nas caminhadas, até conseguir correr ininterruptamente. Fiz 1, 2, 3, 4, 5… 10, 12, 14 e por fim 18!

Não deixe pra amanhã aquilo que você pode fazer hoje. É um clichê, mas é uma verdade viu.

Sabe aquela dieta que você promete todo fim de semana começar na segunda-feira? Começa hoje, porque não?

E aquela matrícula na academia que há meses você fala que vai fazer e nunca acontece?

Ah e aquela carteira de motorista que até hoje não saiu porque nem no cursinho de legislação você se inscreveu ainda?

Vai lá, começa e me conta o que começou!Já estou na torcida, quero ver você alcançando seus objetivos. 🙂

 

Passo 4 : Persistir

Não é fácil persistir! Ainda mais quando alguma parte do plano não saiu como deveria.

Os persistentes são os que normalmente chegam na linha de chegada.

Pode acontecer da gente cometer um deslize na dieta, um furo no tempo de estudo, não passar no exame de rua de primeira, não conseguir correr a distância que estava planejada em um determinado dia…

O que não pode acontecer é deixar que esses deslizes, essas dificuldades nos impeçam de retomar, de recomeçar. Depende de mim, depende de você tomar a decisão de continuar, de persistir, de olhar para os nossos objetivos e seguir em frente, não permitindo que  adversidades,  obstáculos nos impeçam de alcançar nossos objetivos.

Durante o meu percurso na corrida, o cansaço e o medo me afrontaram.Mas não permiti que eles me impedissem de continuar. Quando faltava quase 5Km para eu concluir o percurso, eu recebi um incentivo inesperado, foi muito gratificante. Meu esposo com meus sobrinhos, ao descobrirem que eu estava tentando concluir a volta, vieram de carro me encontrar e me entregaram uma garrafinha de água e uma paçoquinha. Eu já estava exausta, mas quando vi o carro se aproximar e mão estendida do meu sobrinho pela janela com aquela água, fiquei tão feliz, quase chorei, confesso… rs Tive que me conter, precisava de energia para continuar e chegar até o fim.

Nem sempre a gente tem incentivos, nem sempre a gente tem ajuda. Não podemos deixar que essa falta de apoio seja empecilho para prosseguirmos. É necessário se auto-motivar!

“Vencedor é aquele que não desiste”. Vamos lá! Persistência.

Passo 5 : Comemoração

Comemorar é muito bom! Não se esqueça de festejar, celebrar com as pessoas que de forma direta ou indireta contribuíram para que você alcançasse seus objetivos.

Exerça gratidão a Deus e aquelas pessoas que estiveram por perto lhe incentivando de alguma forma.

Eu comemorei muito! Uma pena minha amiga e companheira de corrida não ter podido correr hoje, ( mas estamos planejando fazer esse percurso juntas em breve). Ainda assim, festejei muito com meu esposo e sobrinhos que me acompanharam nesse dia. Foi só alegria!!! rs

Compartilhei com meus familiares e os amigos mais chegados também. Como foi algo muito especial, eu resolvi contar em um vídeo tudinho. Se você ainda não viu, lhe convido a assistir, no final tem alguns snaps que fiz durante o percurso, foi muito emocionante.

Espero que de alguma forma que tenha conseguido lhe incentivar a retomar com seus planos para alcançar algum de seus objetivos.

Lhe desejo foco, força, coragem e persistência.

Grande abraço.

Você vai gostar de dar uma olhada em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *